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quarta-feira, 8 de abril de 2015

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Sindicato paralisa frota da Eunapolitana e deixa população sem transportes

Por Redação RADAR 64

Todos os veículos que atendem ao transporte coletivo urbano de Eunápolis estão parados desde o início da manhã desta quarta-feira (8). Até por volta do meio dia, o Sindicato dos rodoviários estava em reunião, dentro na empresa, no bairro do Pequi. O índice de contingência de 30% da frota circulando não foi respeitado. Segundo o gerente geral da Eunapolitana, Thiago Guimarães, “o sindicato avisou que só permite a circulação dos veículos mediante o pagamento dos salários deste mês de abril”.

A empresa admitiu que vem atrasando salários dos funcionários devido à baixa demanda e o baixo faturamento. Por exemplo, o salário de abril deveria ter sido pago nesta terça-feira (7). O gerente explicou que está buscando um empréstimo emergencial junto à rede bancária para quitar a obrigação com a folha de pessoal.

RODOVIÁRIOS EM ASSEMBLEIA
O dirigente sindical Adelson Cirilo chegou ao pátio da Eunapolitana às 4h30 da manhã permaneceu em assembleia com os funcionários até o começo da tarde. Não foi permitido o acesso da imprensa. Não se sabe se o sindicato tem um plano de contingência para atender à população, mas nem os 30% da frota estão em circulação.

De acordo com o gerente geral da Eunapolitana, a Prefeitura de Eunápolis já foi notificada da situação. Ele imputa a falta de recursos para pagamento da folha e investimentos na frota ao baixo faturamento da empresa, devido à “concorrência desleal do transporte clandestino”. Segundo Thiago, mais de 100 veículos transportam passageiros ilegalmente em Eunápolis.”Eles chegam aos pontos de ônibus levam os que vão pagar e deixam idosos, deficientes e agentes de saúde por nossa conta”, reclama.

Gerente da empresa Eunapolitana atribui atraso de salários à baixa demanda de passageiros
Para o dirigente empresarial, a Eunapolitana, única concessionária do serviço de transporte urbano em Eunápolis, tem feito o serviço social, “ou seja, nós transportamos cerca de 30 mil gratuidades por mês, enquanto que a fatia maior de usuários pagantes vai para o transporte clandestino, que não oferece nenhuma segurança ao passageiro”, fez questão de assinalar.

Thiago Guimarães fez um cálculo rápido apresentando o seguinte demonstrativo mensal: “numa cidade com 120 mil habitantes a empresa transporta, por mês, cerca de 100 mil usuários, realizando mais de 11 mil viagens que perfazem 115 mil quilômetros rodados com um consumo de mais de 40 mil litros de combustível, além do pagamento dos impostos e manutenção da frota”, explicou.

Com um dos mais baixos IPK (Índice de Passageiros por Km) o gerente geral da empresa Eunapolitana vaticinou que para manter o serviço diante da realidade atual e da “concorrência desleal será preciso reduzir o número de veículos para apenas nove, operando com 50% da frota, o que vai implicar diretamente na dispensa de funcionários”. Hoje a Eunapolitana dispõe de 18 veículos, três reforços e cerca de 100 funcionários.

A Prefeitura de Eunápolis ainda não foi ouvida.

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